A gestão de despesas na sua empresa é realmente eficiente? Vamos falar de ações que criam uma redução inteligente e sustentada

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A gestão de despesas na sua empresa é realmente eficiente? Vamos falar de ações que criam uma redução inteligente e sustentada

Uma gestão de despesas eficiente, com suas inúmeras ações, pode melhorar a rentabilidade do negócio e até mesmo a qualidade dos produtos oferecidos. E a pergunta que todo gestor deve se fazer é: o gerenciamento de despesas da empresa está no caminho certo? Está sendo eficiente e duradouro? Veja a seguir alguns passos importantes para o sucesso desta gestão.

 

As empresas não medem esforços para a redução de custos para o crescimento, a melhoria financeira ou para financiar projetos específicos. Porém, muitas vezes são ações emergenciais, em momentos de crise, com efeitos de curto prazo e que não criam comprometimento, o engajamento – com oportunidades de ideias – e a visão profunda que a gestão de despesas precisa ter.

 

É importante que cada área, e a empresa como um todo, desenvolvam Estratégias de Redução de Despesas, com os passos abaixo.

 

Gerar dados históricos consistentes

 

Começar analisando historicamente as despesas, as práticas atuais e passadas. Isto permite determinar padrões de gastos, fornecedores e oportunidades. É um trabalho que poucas empresas têm pronto e vai exigir muito tempo, mas permite uma análise crítica e delinear as oportunidades.

 

Ouvir seus colaboradores

 

Eles são os principais agentes da estratégia de redução de despesas, tem a experiência para sugerir ações e dar o tom mais realista à estratégia. Isto aumenta o comprometimento, pela valorização das ideias e opiniões.

 

Criar objetivos realistas

 

É o início de um novo trabalho, é importante criar objetivos realistas neste momento, para que não se torne uma lista de exigências sem considerar as limitações de tempo e recursos.

 

Nem pouco nem muito agressivo; um objetivo que traga desafio que possa ser alcançado, gerando motivação nas equipes e experiência para os demais objetivos.

 

Criar um Plano de Ação abrangente, perene e bem comunicado

 

Com um Plano de Ação, definimos prazos, responsáveis e pontos de checagem para avaliar os trabalhos e rever objetivos, se preciso.

 

Ele deve ser local (áreas) e integrado, para transmitir a importância estratégica e com ênfase na redução contínua de despesas, muito além de ações emergenciais.

 

Invista na comunicação e valorização das conquistas

 

É importante investir numa comunicação objetiva e motivadora para divulgar os resultados.

 

Perceber e divulgar os objetivos alcançados, de que forma aconteceu, incentiva o comprometimento dos colaboradores e reforça a mentalidade expense reduction que queremos disseminar na empresa.

 

O Fornecedor deve ser parceiro da sua empresa

 

A relação da empresa com os fornecedores e gestão do trabalho deles têm papel decisivo na redução de despesas, especialmente nos tempos atuais, com muitas opções e a concorrência forte entre elas. Alguns pontos podem ser destacados:

 

Preço não é tudo

 

Obter o melhor valor de fornecedores não se refere apenas ao preço, mas também ao atendimento. Os fornecedores atuais atendem às necessidades qualitativas de sua organização?

 

Verifique se os prazos de entrega atendem, o quanto são cumpridos, a qualidade da entrega, entre outros aspectos.

 

O relacionamento é um diferencial

 

Seus fornecedores estão satisfeitos com a sua empresa? Devemos cultivar uma relação saudável com os fornecedores, respeitando os objetivos que eles também têm para o crescimento.

 

Esta relação saudável cria comprometimento mútuo e pode reduzir o tempo e o custo com demora de processos. Por outro lado, sempre considere a entrada de novos fornecedores, é uma concorrência que faz bem ao seu negócio.

 

O relacionamento é um diferencial

 

Crie um processo de Compras eficiente

 

A gestão das compras é fundamental para o receber propostas de fornecedores e descobrir se há espaço para negociar. Busque uma comparação real entre os vários concorrentes.

 

Tenha certeza que cada proposta seja clara e detalhada sobre os pontos que sua empresa vai analisar. Assim você poderá comparar coisas iguais e decidir pelo que for mais importante no momento – preço, prazo, garantias.

 

Outro cuidado é o contrato com os fornecedores, para padronizar condições e agir com mais rapidez e segurança nas compras. Ter contratos também auxilia no atingimento dos objetivos do Plano de Ação.

 

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Ari Celia
Ari Celia
Ari Cela - Diretor de Unidade de Negócio Administrador de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP com MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Técnico em Eletricidade pela Eletrô em Mococa.