As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa

8 dicas para reduzir custos com frotas
8 dicas para reduzir custos com frotas
12 de junho de 2018
É possível reduzir os custos de Frete da sua empresa. Veja as 7 dicas que temos
É possível reduzir os custos de Frete da sua empresa. Veja as 7 dicas que temos
26 de junho de 2018
As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa

Frotas terceirizadas são o conjunto de veículos que atendem as operações comerciais e administrativas de um empresa e não são de propriedade dela, e sim de uma empresa que aluga a frota e administra a manutenção, a legalização e a disponibilidade. Vamos falar sobre 7 vantagens das frotas terceirizadas para sua empresa.

 

Temos, em todos os setores do mercado, uma concorrência maior, mais qualificada, um custo Brasil que ainda está longe do ideal e as instabilidades política e econômica dos últimos anos. Não é raro que as vendas caiam em diversos momentos e nem sempre retornem aos níveis desejados.

 

Se por um lado, as receitas demoram para reagir, as empresas focam cada vez mais na performance dos custos, uma visão que muitas vezes não tinha a ênfase necessária e onde os resultados podem comprometer a rentabilidade de todo o negócio.

 

Na Gestão de Frota de veículos comerciais e administrativos, não é diferente:

 

  • É uma área de custo que envolve investimentos de aquisição, manutenção, equipamentos e outros recursos;

 

  • As atividades têm alto nível de complexidade e risco financeiro;

 

  • Está sujeito a diversos fatores socioeconômicos e precisa, por isso, de uma administração focada e atualizada – preços de combustíveis, problemas de segurança e outros.

 

As empresas foram descobrindo, ao longo dos anos, que é uma gestão muito difícil de ser conduzida e que pode ser entregue a fornecedores especializados com o know-how de todo o processo e disponibilidade.

 

São as Frotas Terceirizadas, de empresas com o conhecimento específico desta gestão, e com isso os clientes podem se dedicar às atividades-fim de seus negócios.

 

Vamos falar das 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa.

 

Mas antes, vamos falar de alguns pontos de atenção?

 

Contratar uma empresa de Frota Terceirizada pode ser uma decisão acertada para o seu negócio, mas como todo fornecedor, requer alguns cuidados.

 

  1. Pesquisar: ver as opções do mercado e a sua reputação entre clientes atuais e empresas como o Reclame Aqui;

 

  1. O modelo adequado a cada empresa: deve-se fazer um estudo detalhado do negócio e do papel estratégico da frota para as operações e oferecer um contrato alinhado com o estudo;

 

  1. Contrato: é a peça principal da relação, nela devem estar detalhadamente às condições negociadas.

 

1. Redução e previsibilidade do custo

 

Podem existir vantagens de uma operação com Frota Terceirizada em relação à gestão de Frota Própria. Isto se deve ao fato da empresa gestora negociar com os diversos fornecedores – veículos, oficinas, equipamentos e – em condições muito melhores, pois compra em grandes quantidades.

 

Desta forma, ela pode repassar estes ganhos e montar um preço mais atraente do que a soma dos custos que uma Frota Própria gera.

 

A previsibilidade do custo é outro ganho. O cliente paga a prestação mensal e outros itens que estiverem previstos em contrato, como as multas, mas que representam um universo muito menor que as diversas despesas que a gestão própria exige.

 

Você tem uma Frota Própria e quer saber como reduzir custos e melhorar a sua rentabilidade? Veja nosso artigo!

 

2. Investimento de capital de frotas em outras áreas

 

Ter uma Frota Terceirizada permite que o cliente invista o capital previsto para a gestão própria em setores mais próximos da atividade principal dela, em troca de uma prestação mensal.

 

Este aspecto é crucial não só para empresas que estão iniciando no mercado – podendo investir mais capital em instalações, estoques ou pessoal – como empresas que futuramente terão de renovar a frota e estão gastando muito com manutenção pela falta de expertise no setor.

 

A renovação é outro ganho substancial, uma vez que o cliente só precisará definir o perfil da frota e todo o trabalho operacional e financeiro será feito pela gestora.

 

3. Maior disponibilidade de veículos

 

Imagine que na sua empresa, a entrega rápida do produto é fundamental. Faz parte do seu core business. Para a gestora de frota, atender a necessidade do cliente é o foco.

 

O que faz toda a diferença para o cliente é ter veículos disponíveis sem se preocupar com compras e serviços deles.

 

As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa

 

4. Foco do cliente nos objetivos do seu negócio

 

Ter uma frota gerida por fornecedor externo elimina uma estrutura considerável organizada dentro da empresa para administrar os veículos próprios.

 

O empreendedor e os funcionários podem focar nos objetivos do negócio, e a gestão do contrato fica restrita a quem cuida dos demais fornecedores, sem uma exclusividade.

 

O cliente deve avaliar a qualidade da gestora através de KPI – Indicadores de Performance – definidos com ela e que tenham relação com o que a gestora deve entregar. O tempo de reposição de veículos é um exemplo deles.

 

Mas, deve resistir à tentação de monitorar as atividades da contratada. Além de não ser uma boa prática, pois são empresas independentes, pode acabar criando uma estrutura de controle que é tudo que o cliente não deve fazer quando terceiriza a frota.

 

5. Melhoria da imagem da empresa no mercado

 

Contar com uma empresa para fornecer e gerir a frota de veículos pode impactar positivamente na imagem do cliente no mercado.

 

Passa uma imagem de profissionalismo, de investimento na qualidade de quem melhor conhece a forma de administrar.

 

Outro aspecto positivo é a imagem entre os funcionários. O contrato com a gestora minimiza os problemas de manutenção com veículos, que prejudicam muitas vezes o trabalho externo da frota.

 

As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa

 

6. Não há perdas financeiras decorrentes da frota própria

 

A engenharia financeira para ter uma frota própria é um grande desafio para as empresas.

Algumas preocupações são:

 

  • A Depreciação.

 

  • O Valor de Revenda que representa um prejuízo financeiro na hora da venda.

 

  • O Momento de Renovação, que exige um investimento grande e que muitas empresas adiam por diversos fatores, aumentando os gastos com manutenção.

 

Com a Frota Terceirizada, estas questões ficam com a empresa gestora que, por sua vez, proporá a troca com menor prazo – frota nova por mais tempo para o cliente – para administrar melhor os pontos acima.

 

7. Gestão mais abrangente e mais eficiente

 

A empresa gestora possui todo o know-how para gerir as frotas com clientes e o interesse comercial para isto – é o core business dela.

 

E quanto melhor for a sua gestão, melhor será a performance da frota no cliente e a imagem dela no mercado. Muitas investem em itens que as diferenciam:

 

  • Maior rede de empresas de manutenção: para obter serviços mais rápidos e melhores, visando devolver o item rapidamente ao contrato, realocar em outro ou fazer uma venda em melhores condições.

 

  • Serviços extras: muitas oferecem curso de direção defensiva, eventos de reciclagem aos condutores do cliente. É uma forma de melhorar a qualidade de uso da própria frota, refletindo no contrato com o cliente.

 

Tudo isto repercute em resultados melhores da gestora e, consequentemente, a possibilidade de continuar atendendo bem os seus clientes e em condições comerciais iguais ou melhores para eles.

 

As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa

 

Neste artigo, procuramos mostrar que uma Frota Terceirizada pode trazer muitas vantagens para sua empresa.

 

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma consultoria mundial especializada em Gestão de Custos, inclusive em gestão de frotas.

 

A ERA possui uma Metodologia de eficiência reconhecida e Profissionais qualificados e com experiência no assunto.

 

Quer conhecer mais?

 

Marque uma reunião sem compromisso com um especialista e promova uma transformação em sua empresa.

Fernando Macedo
Fernando Macedo
Engenheiro Metalurgista pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, com especialização em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração