Frete Próprio ou Terceirizado: o que é melhor para o seu negócio?

Administrar os custos de Frete pode trazer uma economia significativa para a sua empresa
Administrar os custos de Frete pode trazer uma economia significativa para a sua empresa
3 de julho de 2018
administrar custos de frete
Você acha fácil administrar custos de frete? Veja os 6 fatores importantes para analisar no dia a dia das empresas
17 de julho de 2018
Frete Próprio ou Terceirizado: o que é melhor para o seu negócio?

Um dos maiores desafios dos empreendedores é reduzir ao máximo seus custos mantendo a qualidade do que recebe e do que entrega. O Frete é um item de peso em todas as empresas de produtos e o dilema sempre se impõe: é melhor ter a logística de transporte sob controle ou delegar para uma empresa do ramo? Aqui vamos discutir as duas opções através dos aspectos abaixo.

 

1 – Gestão

 

2 – Custo

 

3 – Atendimento ao Cliente

 

Frete Próprio ou Terceirizado

 

Sabemos como é desafiante para todas as empresas, hoje em dia, manter ou melhorar seus níveis de venda e lucro com um cenário de negócios com tanta concorrência em quantidade e qualidade e com clientes cada dia mais exigentes.

 

A rentabilidade não pode depender apenas de vender mais. É preciso fazer o que nós, como clientes, fazemos: comprar o melhor produto pelo menor preço. E dentre os custos de uma empresa, o Frete possivelmente é um dos maiores e mais complexo.

 

E nesta busca de qualidade com melhor custo, existirá sempre uma dúvida: Frete Próprio ou Terceirizado: o que é melhor para o seu negócio?

 

Vamos falar das características, vantagens e desvantagens de cada modelo.

 

A importância e a complexidade do Frete na sua empresa

 

O custo de Frete envolve fatores críticos presentes em um negócio.

 

Do atendimento ao cliente até o controle efetivo para não impactar no lucro, passando até mesmo pelo aspecto legal – é um setor que sofre com forte influência das decisões dos governos.

 

Por este motivo, a decisão de qual modelo usar – Frete Próprio ou Frete Terceirizado – precisa ser muito bem avaliada, principalmente com relação às expectativas do core business com os clientes.

 

Cada opção é um universo com controles e cuidados totalmente diferentes, que não podem subestimar o mais importante – a qualidade no atendimento.

 

1. Frete Próprio ou Frete Terceirizado: qual o melhor para a sua Gestão?

 

Certamente este é o ponto mais importante de uma empresa quando avalia se um Frete Terceirizado é a melhor opção: reduzir custo com estrutura e ganhar eficiência com uma empresa especializada.

 

Em um Frete Próprio, podemos imaginar o tamanho e a complexidade de uma estrutura para administrar:

 

  • Compra, legalização, manutenção e renovação da frota;

 

  • Contratação e qualificação de pessoal administrativo e motoristas;

 

  • Monitoramento de segurança e custo das remessas;

 

  • Eficiência da frota no atendimento dos clientes.

 

E requer muitas tomadas de decisão e uma equipe com competências quase no nível de uma empresa especializada. A grande vantagem é ter o controle total, mas exige um grande investimento em pessoal, treinamentos, espaço, veículos e ferramental.

 

No Frete Terceirizado, a grande vantagem é ter uma empresa que controlará todos os aspectos acima com mais foco e eficiência. O Frete é o core business dela e, por este motivo, fará investimentos maiores (e mais assertivos) já que ela tem a concorrência de muitas outras empresas para disputar a sua conta.

 

Como cliente, você tem o poder para negociar e ter o melhor retorno possível.

 

Um fator que pesa muito a favor do Frete Terceirizado é a experiência da empresa. Ela conhece e se relaciona melhor com as alternativas na região para resolver sinistros ou imprevistos. Sua empresa precisará de alguém que gerencie esta relação de perto baseada nas responsabilidades da estrutura interna.

 

2. Frete Próprio ou Frete Terceirizado: qual o melhor para o seu Custo?

 

O custo mensal de uma empresa especializada deve ser comparado com o custo de uma estrutura dedicada. Caso lhe seja vantajoso, você pode investir a economia no core business.

 

Porém, para que isto aconteça, é necessário:

 

  • Mapear completamente o Frete na empresa – demanda de veículos, áreas de cobertura, programação de entregas;

 

  • Pesquisar bastante todas as opções;

 

  • Ter um contrato que preveja todas as necessidades e situações especiais – como a empresa atenderá e o custo.

 

No Frete Terceirizado, as empresas, usando sua expertise, podem oferecer alternativas que reduzam ainda mais o custo e aumentem a produtividade.

 

Consultorias especializadas em Gestão de Custos, como a Expense Reduction Analysts – ERA são ideal para mapear o negócio, as necessidades e ajudar na escolha.

 

É um ganho de tempo e de assertividade no processo.

 

calculos frete

3. Frete Próprio ou Frete Terceirizado: qual o melhor para o seu Atendimento ao Cliente?

 

Com Frete Próprio, você pode responder rapidamente a uma demanda ou reforçar um atendimento, é fundamental ter a agilidade que o negócio precisa. E entregar os produtos com equipamentos personalizados sempre transmite uma boa imagem e segurança ao cliente.

 

Por outro lado, muitas vezes não temos todo o conhecimento necessário para escolher as melhores formas de atender, principalmente nos imprevistos.

 

Em um Frete Terceirizado, a empresa conhece melhor o assunto e, bem monitorada, pode prestar um atendimento de qualidade. E o fato de ter uma empresa parceira pode ajudar a transmitir uma imagem de profissionalismo nas relações com os clientes.

 

Eles percebem que você também é cliente em uma parceria e que entende a importância da boa relação.

 

De qualquer forma, é fundamental que a relação seja focada no melhor atendimento ao cliente. E com atenção especial na qualidade dos equipamentos – isto pode prejudicar a sua imagem – e na disponibilidade.

 

Você conhece os tipos de Gestão de Frotas?

 

4. Frete Próprio ou Frete Terceirizado: o que podemos concluir?

 

O melhor modelo dependerá diretamente do quanto a Entrega é estratégica na sua venda.

 

Entregar um equipamento de grande porte em uma obra ou entregar eletrônicos em lojas de um shopping center exigem o máximo de qualidade, mas as percepções desta qualidade podem ser completamente diferentes. E o seu investimento também.

 

Ter um Frete Próprio ajuda a definir cada passo para esta qualidade, porém isto costuma custar muito mais e sem a garantia de que tudo estará gerido de forma adequada. Alcançar a excelência requer muito investimento e gestão constante.

 

Será que o seu negócio precisa desta estrutura para atender bem os seus clientes?

 

Em um Frete Terceirizado, é possível que se obtenha redução de custo, talvez sem investir tanto esforço, podendo se dedicar às estratégias da empresa. Ela pode, inclusive, resolver problemas na sua estrutura atual. Mas é uma relação que precisa ser bem pesquisada, estudada, controlada de perto. Nada que já não fazemos com outros fornecedores importantes.

 

Será que o seu negócio manterá a qualidade com as entregas a cargo de uma empresa terceirizada? Os seus objetivos comerciais e de custo definirão o melhor modelo. Acreditamos que estas informações tenham ajudado a entender melhor esta escolha.

 

Conforme podemos ver neste artigo, não existe um modelo ideal e Gestão de Frete. Ele dependerá de muitas circunstâncias, e o positivo é que ambas, bem geridas, podem atender qualquer negócio.

 

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma consultoria mundial especializada em Gestão de Custos, inclusive em Gestão de Fretes.

 

ERA possui uma Metodologia de eficiência reconhecida e Profissionais qualificados e com experiência no assunto.

 

Quer conhecer mais?

 

Marque uma reunião sem compromisso com um especialista e promova uma transformação em sua empresa.

 

Fernando Macedo
Fernando Macedo
Engenheiro Metalurgista pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, com especialização em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração