6 dicas para redução de custos com Serviços de Limpeza nas empresas

Problemas no Fluxo de Caixa? A solução pode estar na redução de custos!
Problemas no Fluxo de Caixa? A solução pode estar na redução de custos!
12 de setembro de 2018
Terceirização de Serviços de Limpeza ajuda a reduzir custos?
Terceirização de Serviços de Limpeza ajuda a reduzir custos?
25 de setembro de 2018
6 dicas para redução de custos com Serviços de Limpeza nas empresas

Os serviços de Limpeza e Higienização são dos mais essenciais dentro das empresas. No caso de academias, supermercados e restaurantes, por exemplo, o investimento pode até ser mais prioritário. Além de mão de obra, este tipo de serviço demanda utilização de uma série de componentes para o bom funcionamento que fazem parte da composição dos custos. Veja algumas medidas simples de implementar que podem ajudar a reduzir o custo com limpeza e higienização na sua empresa.

 

Apesar de, para muitas pessoas, os serviços de Limpeza e Higienização parecerem invisíveis nas empresas, é uma atividade de suma importância no dia a dia.

 

Em empresas como supermercados, academias, clínicas e restaurantes, a Limpeza e Higienização é um item fundamental para a imagem do negócio como um todo.

 

São equipes que mantém as condições adequadas de higiene em todas as dependências e, com isso, promovem o bem estar, a qualidade de vida de colaboradores e gestores. E ambientes bem conservados geram motivação nas pessoas, de se sentirem confortáveis. Além disso, contribuem para uma imagem positiva da empresa para clientes e parceiros.

 

Porém, é uma área de gestão que envolve uma série de componentes:

 

  • Recursos estruturais: equipamentos de variados portes, conforme o tamanho e o tipo de operação da empresa;
  • Produtos: há uma grande variedade no mercado para as diversas aplicações e especificidades;
  • Recursos Humanos: equipe qualificada e treinada;
  • Capacitação: treinamentos constantes para as equipes;
  • Água e Energia: é uma área que usualmente tem alto consumo.

 

Como podemos observar, para cada um desses itens, existem outros aspectos – manutenção de equipamentos, despesas com rescisão de contratos, controles de consumo – o que torna o setor de Limpeza e Higienização complexo, ou seja, na prática pode se tornar uma empresa dentro da empresa.

 

Como é possível observar se os custos de Limpeza e Higienização da sua empresa estão adequados? E quando descobrimos que estão altos e precisam ser controlados?

 

Vamos falar de 6 dicas para redução de custos com serviços de Limpeza e Higienização nas empresas.

 

A importância do Plano de Gestão para os Serviços de Limpeza nas empresas

 

O setor de Limpeza e Higienização geralmente é formado por um grupo de colaboradores que atuam em toda a empresa, durante o horário comercial ou em turnos, portanto é necessário um planejamento para que os esforços sejam usados da forma mais eficiente possível:

 

  • Mapear corretamente áreas e demandas;
  • Evitar limpezas em horários inadequados;
  • Atender rapidamente as emergências;
  • Estabelecer um relacionamento saudável com os demais colaboradores.

 

Tudo isso visando o melhor rendimento e uma atuação que traga benefícios para os ambientes. Além disto, é preciso orientar sobre o uso racional dos produtos, a correta operação de equipamentos, os procedimentos corretos em cada área, entre outros pontos.

 

Um Plano de Gestão eficiente deve definir:

 

  • Como as áreas da empresa serão limpas e qual a frequência;
  • Produtos, equipamentos, horários e procedimentos;
  • O cronograma de Limpeza e Higienização – áreas, dias e horários para as limpezas rotineiras e pontuais;
  • A escala dos colaboradores;
  • Procedimentos de uso e guarda de equipamentos e produtos de limpeza;
  • Política de consumo consciente de água e energia;
  • Código de conduta nas dependências da empresa;
  • Orientações de uso de uniformes e equipamentos de segurança;
  • Orçamento mensal de todos os custos de funcionamento da área;
  • Auditorias e indicadores de desempenho.

 

Como em toda área de uma empresa, o sucesso do setor de Limpeza e Higienização depende de uma gestão presente e que avalie o comportamento dos variados custos que estão presentes.

 

reduzir custos com serviços de limpeza

 

Como podemos reduzir o custo dos Serviços de Limpeza da empresa?

 

Mesmo com a necessidade e a complexidade das atividades e dos custos do setor de Limpeza e Higienização, existem muitas boas opções para reduzir custos:

 

1. Pesquisar constantemente os preços de produtos de limpeza

 

Esta é uma regra presente em todas as cartilhas de gestão de custo, mas aqui ela se faz mais importante. A quantidade de itens diferentes é grande, variações de marcas ou de qualidade, por isso é preciso pesquisar atentamente as opções do mercado e como comprar em grandes quantidades pelo melhor preço.

 

2. Investir na capacitação dos colaboradores

 

É fundamental que as pessoas saibam usar os produtos de limpeza e os equipamentos da forma mais eficiente, para melhor aproveitamento e o uso eficiente de água e energia, que são dois itens que costumam pesar muito no orçamento das empresas.

Outro ponto importante é aplicar as melhores práticas de limpeza e para uso dos equipamentos de proteção, não só para a economia de tempo e material, mas para a própria saúde, adotando posturas corretas.

 

3. Incentivar a participação dos demais colaboradores

 

Aqui nós usamos o mesmo conceito das equipes de limpeza urbana e pública: a existência delas não significa que devemos descuidar da limpeza e da higiene dos setores. A empresa deve adotar como procedimento padrão que todos sigam regras simples de manter a área de trabalho limpa, sem focos para acúmulo de sujeira, restos de alimentos e insetos, incluindo gavetas.

Além disto, é essencial o descarte de materiais desnecessários, para lixo ou reciclagem. Desta forma, pode se reduzir o consumo de produtos e equipamentos e, talvez, até a frequência das equipes de limpeza – o que em última análise, otimizaria o número de colaboradores para esse tipo de serviço.

 

4. Otimize ao máximo o seu estoque de produtos

 

Com uma lista de fornecedores com bom relacionamento com a empresa e preços adequados, pode ser que não seja necessário estocar material de limpeza em grandes quantidades. O importante é ter um bom controle de estoque para a reposição rápida. Assim, é possível estender prazos de compra e de pagamento.

 

5. Adote práticas de coleta de recicláveis

 

As empresas estão cada dia mais conscientes sobre a importância de reaproveitar materiais e contribuir com o meio ambiente. O ideal aqui é criar uma política para todos os colaboradores – de limpeza ou não – de separar os materiais recicláveis. Inclusive, em algumas empresas, esses materiais são vendidos posteriormente e ainda geram receita.

 

reduzir custos com serviços de limpeza

 

6. Considere a possibilidade da Terceirização

 

Como vimos até aqui, o setor de Limpeza e Higienização tem uma grande variedade de processos e custos, além do envolvimento contínuo com o capital humano.

 

Às vezes, acaba sendo uma gestão um pouco mais complexa porque não é o core business da empresa e exige conhecimentos específicos. Por mais organizada que seja a empresa, pode ser que falte um conhecimento mais aprofundado para trazer soluções para os problemas do dia a dia e para alguns custos que não estejam alinhados ao orçamento.

 

A Terceirização pode ser uma boa opção para fazer a administração da Limpeza e Higienização através de uma empresa com profissionais experientes e estudiosos do setor, que estão sempre buscando as melhores práticas e os melhores custos para os clientes, no caso, a sua empresa.

 

Terceirização de Serviços de Limpeza ajuda a reduzir custos?

 

Existe uma série de outras medidas que podem ajudar a reduzir custos, conforme o tipo de negócio, o tamanho da empresa e o capital de investimento.

 

Como podemos entender neste artigo, o setor de Limpeza e Higienização é de fundamental importância para a qualidade de vida dos colaboradores no dia a dia, vivendo tantas horas dentro das empresas. Entenda que é uma célula de custo que deve ser olhada permanentemente para buscar as melhores práticas na otimização dos custos.

 

A Expense Reduction Analysts – ERA, uma consultoria mundial especializada em Gestão de Custos, possui uma Metodologia de eficiência reconhecida e Profissionais qualificados e com experiência no assunto.

Fernando Macedo
Fernando Macedo
Engenheiro Metalurgista pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, com especialização em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração