Redução de Custos – saiba o que fazer para sua empresa economizar

Reduzir custos na minha empresa
8 Áreas para Reduzir Custos na Minha Empresa
9 de abril de 2018
Redução de Custos Administrativos: 8 dicas de como fazer
Redução de Custos Administrativos: 8 dicas de como fazer
24 de abril de 2018
Redução de Custos - saiba o que fazer para sua empresa economizar

Reduzir custos é um tema muito falado, mas pouco praticado.

Existe um ditado que se popularizou no mercado, que é: “O empresário brasileiro deixa muito dinheiro na mesa.” Não se sabe ao certo o autor, mas o que se pode afirmar é que isso se trata de uma afirmação na realidade das empresas.

 

Essa frase, na prática significa que dentro de todo negócio existem inúmeras oportunidades de se obter mais receitas e aumentar produtividade, ou ainda reduzir despesas operacionais. Dependendo da empresa, há ainda a possibilidade de alcançar tudo isso junto e ainda contribuir com o faturamento.

 

Empresas são organizações voltadas para vender, produzir, gerar riquezas e empregos. Portanto, o foco no comercial é importante. Abrir mercados, realizar parcerias, trazer mais clientes, desbravar novos nichos e abrir novos canais comerciais são as prioridades de todas as empresas. Estão sempre olhando para o futuro. Sempre buscando um rumo para a empresa se manter no caminho do faturamento crescente e constante.

 

Podemos citar na história da economia mundial, um sem número de empresas que fizeram todos os deveres de casa na questão comercial, mas deixaram, espantosamente, de controlar ou reduzir custos. Perderam ótimas oportunidades de mercado por não terem tido habilidade de diagnosticar suas falhas e acabaram por dizimar seu negócio.

 

Vamos avaliar algumas possibilidades de redução de custos que podem ser adotadas por sua empresa e que lhe trarão resultados financeiros significativos.

 

reduzir custos como fazer

 

Redução de custos não é só cortar funcionários

Redução de custos é resultado de diversas atividades realizadas pela administração. Infelizmente, para muitas empresas, reduzir custos é sinônimo de demissões. Os cortes mais comuns são demissão de pessoal, reestruturação, diminuição e/ ou troca de fornecedores.

 

Tais atitudes provocam interrupção do processo produtivo e afetam diretamente a qualidade das empresas. Resultando na deterioração dos serviços e afetando até mesmo a qualidade final dos serviços ou produtos da empresa.

 

Quando a administração só concentra suas atividades na busca de preços mais baixos, aí começa um grande problema estrutural, pois simplesmente não se trata só de reduzir custos, nesse caso, estamos afetando a qualidade da produção da empresa, que é diretamente afetado nessa ação.

 

Gerenciar custos na empresa envolve:

  • Planejamento de custos que visa maximizar a margem entre receitas e custos
  • Redução de custos sistemática
  • Planejamento de investimentos pela alta administração

 

Redução de custos em qualquer empresa é algo que não pode ter foco estratégico sem a evidência correta de onde e como atacar o problema. A melhor maneira de reduzir os custos na empresa é através da detecção, prevenção e eliminação sistemática de uso excessivo de recursos para atingir um fim.

 

gerenciar custos na empresa

 

O que é uma boa gestão de custos?

Um bom controle de custos está diretamente atrelado ao controle. Se a equipe responsável pelo levantamento do custo não tiver a capacidade analítica de realizar um trabalho focado nos procedimentos financeiros necessários, os resultados alcançados não serão dos melhores — e, conseqüentemente, ficará difícil visualizar qual é o ponto que merece maior atenção do gestor quanto ao gerenciamento dos custos.

 

Você tem idéia de quais custos pode cortar ou reduzir? Quais despesas podem ser gerenciadas de uma maneira mais eficaz? Como agir?

 

Veja abaixo uma relação de áreas e atividades que você pode concentrar esforços para obter os resultados desejados na redução de custos:

  1. Conhecer os custos

    O primeiro item da lista não está nessa posição por acaso. É primordial e mandatório para uma empresa ter a exata noção dos seus custos. Para poder atuar de forma pontual, é fundamental estar a par de todas as de despesas possam onerar o resultado final da empresa, de forma que não afete a qualidade e nem a atividade fim do negócio, mesmo gastando a menor quantidade de dinheiro possível para atingir o mesmo resultado. É fazer melhor, com menos gasto.

 

  1. Negociar preços e condições

    Nenhuma empresa que se preze pode agir de forma inflexível. Estreitar e manter bons relacionamentos comerciais são fundamentais na economia moderna. Ter uma conversa franca com fornecedores e parceiros comerciais, convidando-os para uma reflexão sobre o cenário atual de mercado e pedir melhores condições pode no mínimo, trazer dois benefícios: reduzir custo e descobrir um parceiro comercial engajado a sua causa.

 

  1. Avaliar terceirização de processos

    A terceirização é um setor em franca expansão na economia atual. É cada vez maior o número de empresas que se especializaram em áreas onde o gargalo operacional é grande no mercado e nas empresas. Por exemplo, para que ter um setor inteiro destinado a fazer a contabilidade, se você pode deixar isso com um contador terceirizado?

    Foque na sua atividade fim, no que você é potencialmente bom! É muito mais produtivo e eficaz entregar determinados processos ou áreas a alguém que é especialista na função e entregam um excelente resultado, do que ter uma legião de funcionários que geram um grande custo operacional na sua empresa.

 

  1. Ouça seus colaboradores

    Seus colaboradores tem a maior autoridade possível dentro do que fazem na empresa. Escute-os, eles podem te trazer sugestões surpreendentes para melhorar o seu negócio.

 

  1. Avalie seus custos tarifários com bancos, correios, prestadores de serviços

    Pode parecer algo irrelevante lidar com tarifas pequenas do dia a dia. Mas, se olharmos essas mesmas tarifas sendo cobradas várias vezes ao dia por cada movimento que for feito, todos os dias, todos os meses do ano, pode ter a certeza que o custo te surpreenderá. Bancos e prestadores de serviço também lucram com essas tarifas. Faça uma avaliação desses custos e veja o que pode ser melhorado.

 

  1. Avalie seus custos com telefonia fixa, móvel e plano de dados

    Esta é uma das principais causas de perdas financeiras para as empresas. Nos dias atuais, o uso de telefonia fixa, móvel e o uso de dados é fundamental nas rotinas de trabalho. Você pode afirmar que todos esses planos de telefonia estão adequados? Estão sendo usados corretamente? O uso está de acordo com suas finalidades comerciais? Sua empresa avalia as tarifas para ver se estão em linha com o que se pratica no mercado?

    Faça uma avaliação e verá que há excelentes oportunidades de redução de custo aqui.

 

  1. Analise seu consumo de água e energia

    Assim como a conta de telefonia, existem empresas hoje no mercado, que se especializaram em analisar contas e contratos de fornecimento de energia e água. É muito comum encontrar divergências nessas contas. Questões como enquadramento tarifário da sua empresa, totalmente alheio aos olhos do leigo, mas que não passam despercebidos aos olhos de um especialista no assunto. Isso pode estar gerando tarifas e, consequentemente, cobranças indevidas. E ainda há a vantagem de pedir devolução por tudo o que foi pago indevidamente ao longo do contrato. É uma oportunidade muito boa de não só reduzir custos, como de recuperar o que já foi pago indevidamente.

 

Gestão de Custos: conclusão

Como visto, algumas das sugestões para redução de custos passa por terceirização, análise e baseados no conceito de otimização de recursos (telefonia, água, luz, material de consumo).

 

É uma nova abordagem na gestão de custos, pois é um conceito disruptivo. Onde deixamos de lado os tradicionais e conhecidos corte de custos (por exemplo, demissão de pessoas e compra de insumos), para um modelo onde se prega o uso correto e consciente dos recursos necessários para a empresa, criando assim paradigmas para a gestão de custos.

 

Empresas com estratégia competitiva de baixo custo têm explorado eficazmente o uso consciente dos recursos operacionais de todo tipo, onde se sobressaem a busca pela simplificação da operação com a eliminação de   práticas que encarecem o custo operacional.

 

Redução de custos - gestão eficiente de custos

 

Já pensou em quantas decisões são tomadas diariamente em sua empresa e que podem ser conflitantes com uma política eficaz de Redução e Gestão de Custos Operacionais e Administrativos?

 

Reduzir custos é uma real preocupação em todos os departamentos?

 

Uma Consultoria Empresarial de qualidade é uma parceira nas ações que podem mapear os custos, propor soluções e acompanhar as implementações.

 

Que tal conhecer mais a ERA Expense Reduction Analysts, uma empresa mundial especializada em Metodologia de Gestão e Redução de Custos das empresas?

 

Clique abaixo e marque uma reunião sem compromisso com um especialista da ERA Franquia Para Executivos.

 

QUERO SABER MAIS!