Redução Inteligente de Despesas

Você acha fácil administrar custos de frete? Veja as 6 fatores importantes para analisar no dia a dia das empresas
Você acha fácil administrar custos de frete? Veja os 6 fatores importantes para analisar no dia a dia das empresas
17 de julho de 2018
Por que sua empresa deve investir em Segurança Patrimonial?
Por que sua empresa deve investir em Segurança Patrimonial?
31 de julho de 2018
Redução Inteligente de Despesas

As empresas estão constantemente à procura de táticas simples de redução de despesas. Esses esforços de redução de custos geralmente desempenham um papel importante quando as organizações estão buscando recursos para crescimento, melhoria financeira ou para financiar um projeto específico. A pergunta que todo gestor deve fazer é: o gerenciamento de despesas está no caminho certo, está sendo efetivo e duradouro? Veja a seguir alguns passos ao longo desse processo:

 

Equipe e plano

À medida que sua organização trabalha para desenvolver maneiras de reduzir despesas, os primeiros passos são montar sua equipe, desenvolver uma estratégia e implantar um plano. Os esforços de redução de custos serão levados mais a sério pela equipe quando forem apresentados como uma prioridade em toda a organização para ajudar a realizar objetivos maiores da empresa. Para obter o apoio da equipe, comunique claramente qual é o plano, objetivo e esforços necessários. Certifique-se de que todos os envolvidos entenderam seu papel e importância.

 

Valide seu histórico

Quando se trata de desenvolver uma nova estratégia, é importante analisar inicialmente as práticas atuais e passadas. Comece analisando seu histórico para determinar os padrões de gastos de maior tamanho. Muitas empresas não realizam essa análise crítica devido à falta de tempo e recursos; oportunidades de economia podem ser negligenciadas.

 

Requisitos qualitativos

Obter o melhor valor de fornecedores não se refere apenas ao preço, mas também ao serviço. Será que os fornecedores atuais atendem às necessidades qualitativas de sua organização? Verifique a disponibilidade dos serviços, cumprimento de contratos, envolvimento do fornecedor com os objetivos da sua empresa, entre outros. Confronte as mudanças nos processos internos que ocorreram e questione: por que fazemos assim, desde quando é assim?

 

Entendendo os fornecedores

Aproveite para entender melhor a perspectiva de um fornecedor e os fatores que impulsionam sua lucratividade. Muitos deles apreciam os clientes que estão bem informados sobre seus respectivos setores. A colaboração mútua pode reduzir o custo de fazer negócios por meio de melhorias de processo. Reavalie as relações com os fornecedores atuais, tenha certeza que eles estão atendendo às necessidades atuais da sua empresa. Hora de avaliar também a entrada de novos fornecedores.

 

Negociação efetiva

Ao receber propostas de fornecedores, descubra se há espaço para negociar. Busque uma comparação real entre os vários concorrentes. Tenha certeza que cada proposta apresenta o melhor preço daquele fornecedor, que seja clara e detalhada. Assim você poderá comparar “banana com banana”, e se a oferta atende os requisitos mencionados acima de qualidade, processo, etc. Com tudo isso em mão, a tomada de decisão será mais fácil.

 

Negociação efetiva

 

Implantar e monitorar

Achou que tinha acabado? Agora vem a parte mais importante: garantir que a entrega é como está no contrato e que as economias obtidas estão dentro do planejado, ao longo do tempo. Revisar regularmente as faturas garante a manutenção dos custos pactuados. Fique atento a aditivos e itens entregues fora do contratado.

Mentalidade

O estágio de monitoramento das despesas é o mais favorável para a criação de uma cultura de redução de custos duradoura. Ao perceber os resultados obtidos, sua equipe estará mais motivada em continuar com a mentalidade “expense reduction”, compartilhar com outras pessoas e principalmente buscar economias em outras áreas ou tarefas.

 

Agora é com você! Se precisar de ajuda, me dá um alô.

 

Ari Celia | Diretor de Unidade de Negócios
Expense Reduction Analysts

 

Ari Celia
Ari Celia
Ari Cela - Diretor de Unidade de Negócio Administrador de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP com MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Técnico em Eletricidade pela Eletrô em Mococa.