8 Áreas para Reduzir Custos na Minha Empresa

Importância da Gestão de Custos para a Tomada de Decisões
A Importância da Gestão de Custos para a Tomada de Decisões
2 de abril de 2018
Redução de Custos - saiba o que fazer para sua empresa economizar
Redução de Custos – saiba o que fazer para sua empresa economizar
17 de abril de 2018
Reduzir custos na minha empresa

A empresa chegou num momento de vendas baixas, ou investimentos maiores que o previsto e não podem ser suspensos, ou ainda surpresas na economia. O lucro cai em alta velocidade. A solução emergencial é a Redução de Custos.

 

É um trabalho que demanda muita disponibilidade de pessoas, inúmeras análises, decisões críticas, precisa ser assertivo e eficaz ao longo do tempo. É importante estruturá-lo previamente e algumas Premissas de Como Reduzir Custos Na Minha Empresa auxiliam nisso.

 

Vamos falar a seguir de 8 áreas que merecem uma atenção especial e que representam impactos consideráveis no seu negócio.

 

Como Reduzir Custos de Frota Corporativa de Veículos

Muitas empresas adotam a Frota Corporativa Própria, ainda com a visão de patrimônio com uma ideia, às vezes equivocada, de ter maior controle. Mas é extremamente complexa e exige um conhecimento técnico e burocrático profundos de administração de frota.

 

Os ganhos de redução neste modelo podem ser:

  • Manutenções preventivas e periódicas evitando emergências
  • Avaliação estrutural da frota
  • Processos de controles

 

Eventualmente, a utilização da Frota Corporativa Terceirizada poderá administrar todo o processo, da contratação às manutenções preventivas e corretivas. Basta o contratante definir sua necessidade, escolher o melhor escopo de atendimento e administrar os pagamentos. São contratos que atendem variadas condições financeiras, reduzindo o número de processos, decisões e riscos.

 

Uma forma eficiente de reduzir Custos de Frota Corporativa de Veículos é a adoção de um modelo de Administração de Terceiros – a Frota Corporativa Terceirizada.

Reduzir Custos na minha empresa - Frota Corporativa

Reduzir Custo de Frota Corporativa

 

Como Reduzir Custos de Frete

Frotas de veículos de Frete Próprio ainda são comuns em pequenas e algumas médias, que podem atuar em territórios próximos e preferem administrar a logística de entrega.

 

Para administrar e reduzir custo de uma frota de frete próprio, algumas ações são fundamentais:

  • Focar em manutenção preventiva, a fim de evitar reparos emergenciais que são mais caros
  • Atenção máxima aos custos recorrentes
  • Estrutura da frota
  • Otimização da operação interna

 

Por outro lado, as ampliações de atendimento, nas expansões de negócios, têm um custo alto de investimento em mais equipamento, pessoal e característica da região.

 

O Frete Terceirizado (empresa contratada) é a opção comumente usada, por sua expertise no negócio de transportes e por ser possível atender variados territórios.

 

A pesquisa de fornecedores permanentemente é fundamental para o melhor aproveitamento deste modelo, mesmo quando houver um contrato de fornecimento.

 

Uma forma eficiente de reduzir Custos de Frete é a adoção de um modelo de Administração de Terceiros – o Frete Terceirizado.

Reduzir custos na minha empresa - Frete

Reduzir Custo de Frete

 

Como Reduzir Despesas Bancárias e Financeiras

Típicos exemplos de custos invisíveis, aqueles que a gestão, mesmo a direta, dificilmente cuida com a prioridade necessária e a surpresa quando paramos para avaliar é grande e ruim.

  • Pesquise sempre os produtos dos bancos: pacote de tarifas, Crédito e benefícios
  • Qual o perfil de movimentação das suas contas empresariais? Defina claramente o que sua empresa mais precisa e negocie o pacote de tarifas mais adequado. E monitore sempre.
  • É importante avaliar a questão da centralização da operação em um banco para fazer a melhor negociação possível.
  • Se o banco da empresa é o mesmo das contas pessoais dos sócios, estes relacionamentos podem ser uma poderosa moeda de troca por melhores condições
  • Invista ao máximo em Internet Banking e Relacionamento Digital com clientes e fornecedores e uma política de digitalização documental

 

Reduzir custos na minha empresa - Reduzir Despesas Bancárias e Financeiras

Reduzir Despesas Bancárias e Financeiras

 

Como Reduzir Custos de Viagens Corporativas

Segundo pesquisas, viagens só perdem em volume para pessoal e TI/Telecom. E como é uma conta, na sua maioria, atrelada ao esforço de vendas ou parcerias, ela se justifica em volume, mas não impede que controles e políticas reduzam seu impacto nas contas da empresa.

 

Recursos Tecnológicos de Áudio e Vídeo. A tecnologia é a maior aliada na redução de custos com viagens. Salas com aparelhos de videoconferência e/ou telefonia inteligente, incentivo de uso de softwares de reunião como Skype e Zoom por computadores e até celulares, otimizando ao máximo o tempo e o custo de eventos presenciais. A economia é impressionante!

 

Mudança de Cultura. É importante a empresa ter premissas claras sobre o que realmente requer uma viagem. Relevância do objetivo, distâncias, duração, valores máximos de estadia e de consumo. Assuntos que podem ser resolvidos por telefone ou recursos de tecnologia. O comprometimento dos colaboradores é fundamental.

 

Programação. Evitar as viagens urgentes, programando com a correta de antecedência para ganhar nos custos de passagem e hotel.

 

Agências de Viagens. Nas empresas, a terceirização do processo de compra pode ser um forte aliado. A especialização do terceirizado busca sempre boas tarifas, pode suprir a empresa de novidades de ganho no setor.

 

Reduzir custos na minha empresa - Viagens corporativas

Reduzir Custos de Viagens Corporativas

 

Como Reduzir Custos de Benefícios

Junto com TI/Telecom, os Custos de Benefícios costumam ser representativos em todos os portes de empresa e, com razão, o custo mais crítico de ser revisto e ter gastos reduzidos. Eles afetam diretamente a motivação dos colaboradores e, muitas vezes, a segurança jurídica entre eles e a empresa.

 

É uma área que precisa de dedicação especial, mas também de um cuidado redobrado nas suas decisões. Com uma análise criteriosa e com a Lei na mesa, é possível reduzir custos sem afetar a produtividade ou correr riscos.

 

Custos de Terceirização

Pode ser uma ferramenta poderosa na redução de rotinas da empresa que podem ser feitas por fornecedores especializados e a um custo muito menor, como por exemplo, a Administração de Folha. É fundamental uma pesquisa criteriosa de mercado antes de contratar.

 

Custos de Vale Transporte

  • Muitos colaboradores não usam todo o crédito do mês. É importante ter um sistema de gestão dos créditos e saldos, entendendo claramente o valor necessário e revisando permanentemente.

 

Custos de Vale Refeição e Alimentação

  • Valem as mesmas preocupações mencionadas no item de vale transporte. Gestão é a chave neste ponto.
  • Se a empresa possui refeitório próprio, em regiões isoladas, considere terceirizar. O mercado dispõe de muitas e boas opções hoje em dia.

 

Custos de Plano de Saúde

  • É o maior custo dentro de Benefícios e precisa de monitoramento constante, especialmente com o mercado de operadoras altamente competitivo.
  • Lembre-se: muito cuidado com as entrelinhas na revisão de contrato. Eles podem transformar um ganho marginal em insatisfação dos colaboradores em algo crucial: saúde.
  • Sempre que possível, principalmente em empresas nacionais, avalie operadoras regionais de saúde. O custo pode ser menor que uma operadora nacional.
  • Considere contratar ou migrar para um plano de coparticipação. Isso reduz o custo do Benefício e provoca o comprometimento dos colaboradores para usar melhor o plano de saúde, principalmente nas revisitas. E conscientizá-los sobre os impactos de mau uso do plano.

 

reduzir custos gestao dos creditos e saldos

 

E como podemos ver ao longo deste texto, duas premissas podem ajudar muito a reduzir custos e melhorar a rentabilidade da sua empresa:

 

Terceirização e Sistema de Gestão.

 

São duas tendências mundiais: estabelecer parcerias e controlar tudo com eficiência.

 

Podemos ver neste artigo as áreas onde é possível um trabalho de reavaliação, estudo de soluções, redução e gestão de Custos numa empresa. E existem outras áreas e possibilidades que um trabalho diferenciado de Consultoria Empresarial pode mostrar.

 

A ERA Expense Reduction Analysts é uma empresa mundial especializada em Gestão e Redução de Custos das empresas.

 

A ERA possui uma Metodologia de eficiência reconhecida e Profissionais qualificados e com experiência no assunto.

 

Quer conhecer mais? Então clique abaixo, marque uma reunião sem compromisso com um especialista e promova uma transformação em sua empresa.

QUERO SABER MAIS!