É possível reduzir os custos de Frete da sua empresa. Veja as 7 dicas que temos

As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa
As 7 vantagens das Frotas Terceirizadas para sua empresa
19 de junho de 2018
Administrar os custos de Frete pode trazer uma economia significativa para a sua empresa
Administrar os custos de Frete pode trazer uma economia significativa para a sua empresa
3 de julho de 2018
É possível reduzir os custos de Frete da sua empresa. Veja as 7 dicas que temos

Sabemos que o Frete é um custo necessário em empresas, de todos os produtos e tamanhos, e a qualidade dele pode fazer a diferença no atendimento do cliente. Mas a gestão é complexa, envolve muitos profissionais e sempre estamos com a impressão de que gastamos demais. O que pode ser verdade. Vamos falar de algumas ações simples que podem ajudar a reduzir este custo.

 

No meio de tantos custos e despesas que precisamos administrar no nosso negócio – e ainda trabalhar na venda e todos os seus desafios no mundo dos negócios atuais – o Frete é sem dúvida um aspecto complexo e que envolve um grande número de processos e entidades – sua empresa, transportadoras, seus clientes e até mesmo o governo e os órgãos de regulação.

 

A administração de Fretes deve ser uma forte aliada das Vendas, buscando a excelência que conquiste a segurança dos clientes e ajude a reforçar a imagem da empresa no mercado. E sabemos que muitas empresas acabam prejudicando a sua imagem por entregas com equipamentos inadequados, atrasos e avarias nos produtos.

 

Por outro lado, o grande desafio das empresas é reduzir custos sem perder o foco na qualidade da entrega. Cobrar eficiência das empresas parceiras, mas sem pagar muito por isso – afinal, a concorrência no setor de transporte é grande e permanente.

 

Mas, com uma gestão atuante e sempre voltada para novas soluções, é possível reduzir os custos de Frete da sua empresa. Veja as 7 dicas que temos. E o assunto não se esgotará aqui.

 

Pretendemos abordar ações que podem ser aplicadas tanto por empresas que tem frota própria quanto as empresas que contratam terceiros.

 

1. Reduzir custos de Frete com um sistema de gestão

 

Em tudo que administramos hoje em dia no mundo dos negócios, ter uma solução de sistema é fundamental. A informação é valiosa para tomada de decisões.

 

Em um sistema específico para gestão dos seus fretes contratados, é possível avaliar os trechos, número de viagens por período, quantidade de clientes e o custo, entre outros dados.

 

Ter estes dados permite avaliar a eficiência não só das empresas parceiras, mas também da sua equipe que faz a programação de demanda.

 

Com um sistema (que nem precisa ser complexo), é possível criar uma série de Indicadores de Performance – os KPI – para avaliar metas e resultados e desta forma atuar na melhor solução para cada situação.

 

2. Reduzir custos de Frete com mais opções de fornecedores

 

É uma prática comum no mercado fechar um contrato de exclusividade com uma transportadora. Desta forma , ela pode trabalhar de forma mais eficiente com a garantia de receita e facilita muito o controle interno. Porém, o mercado de transportes é muito dinâmico e a pesquisa constante pode mostrar boas surpresas.

 

Ter alternativas ajuda no atendimento, permite comparar preços visando uma eventual quebra de exclusividade. Há discussões sobre preços porque o mercado é competitivo e o seu fornecedor atual de transporte tende a querer manter seus clientes.

 

Para quem tem frota própria, é importante atentar-se aos aspectos de renovação e considerar novos fornecedores e marcas.

 

E se não tiver exclusividade, seja qual for o modelo de gestão, continua valendo a dica: pesquise muito. Você é o cliente nesta relação.

 

3. Reduzir custos de Frete com otimização de remessas

 

Uma boa forma de otimizar os custos é concentrar as entregas frequentes. Para isto, é importante a dica 1: ter um sistema de gestão onde seja possível avaliar os destinos e a quantidade de viagens por período.

 

A partir destas informações, podemos negociar prazos com os clientes (dependendo da urgência), reduzir o número de viagens e consequentemente o custo.

 

Para o cliente pode ser vantajoso, ele poderá se programar melhor para desembarcar e armazenar as mercadorias, especialmente as lojas de rua e shopping centers.

 

Você conhece os tipos de Gestão de Frota?

 

4. Reduzir custos de Frete com cargas consolidadas

 

Muitas vezes as viagens são para destinos onde a transportadora tem pouca carga e destinatários, Com mais entregas programadas conforme falamos no item anterior, aumenta a possibilidade da transportadora viajar totalmente carregada, por conta do volume acumulado.

 

Isso reduz o custo da viagem para ela e libera veículos para atender outras, o que pode ser um ponto a ser explorado numa negociação de preços.

 

reduzir custos de frete com cargas

 

5. Reduzir custos de Frete com eficiência na sua Expedição

 

Os ganhos de carga acumulada e carga consolidada que falamos anteriormente dependem muito de uma Expedição eficiente.

 

E existem vários pontos que podem ser explorados nesta melhoria: processos, sistema, equipamentos adequados, qualificação de pessoal e principalmente na programação de chamados (ou na interação com o setor, se não for feito na Expedição).

 

Por mais técnica que a Logística de Transporte se torne, o fator humano ainda é muito presente e importante no dia a dia de despachos e recebimentos.

 

Você sabia que uma consultoria especializada em Gestão de Frotas pode ser a sua parceria para ganhar em economia e em desempenho?

 

6. Reduzir custos de Frete com pool de clientes

 

Esta pode ser uma boa alternativa em regiões onde se concentram empresas de produtos concorrentes ou similares em volumes – e que usam o mesmo tipo de veículo nas viagens.

 

Reunir com as empresas locais para estabelecer uma programação única que atenda a todas, em dias e destinos programados. Mas, vamos nos reunir com os concorrentes para uma estratégia conjunta?

 

Sim. Todas tem no Frete um custo pesado a ser equacionado e o interesse em comum de economizar e se diferenciar em outros aspectos – qualidade, preço, atendimento. Não é uma ação onde apenas uma empresa ganha, ou seja, cada uma economiza na medida do volume transportado. E por que não tentar?

 

7. Reduzir custos de Frete nas compras

 

Nos preocupamos bastante, e com razão, com o custo de fretes para entregar nossos produtos aos clientes.

 

Mas, gastamos muito em fretes de aquisição de produtos para a empresa – equipamentos, mobiliário, material de uso diário – e insumos para a produção. São muitos fornecedores, físicos ou pela internet, de várias regiões, gerando um custo final que vai impactar na lucratividade. E sabemos que a maioria destes fretes são definidos pelo vendedor, principalmente na Internet.

 

É possível reduzir consideravelmente o custo de frete nas aquisições. A empresa deve fazer um estudo detalhado do que mais consome e de que forma compra e recebe. As ações acima, na grande maioria, podem se aplicar mesmo quando o vendedor contrata ou tem sistema de entrega.

 

E para os fornecedores, algumas medidas podem representar economia também, melhorando suas margens. É um sistema onde todos ganham em eficiência – até mesmo as transportadoras – e melhoram seus resultados.

 

reduzir custos de fretenas compras

 

Neste artigo, podemos ver que muitas ações simples podem fazer a diferença no seu resultado de custo de Fretes no fim do mês e impactar positivamente nos lucros.

 

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma consultoria mundial especializada em Gestão de Custos, inclusive em Gestão de Frotas.

 

ERA possui uma Metodologia de eficiência reconhecida e Profissionais qualificados e com experiência no assunto.

 

Quer conhecer mais?

 

Marque uma reunião sem compromisso com um especialista e promova uma transformação em sua empresa.