Saiba quais são os serviços fundamentais que fazem parte dos Custos Fixos de uma empresa

A gestão de despesas na sua empresa é realmente eficiente? Vamos falar de ações que criam uma redução inteligente e sustentada
A gestão de despesas na sua empresa é realmente eficiente? Vamos falar de ações que criam uma redução inteligente e sustentada
28 de agosto de 2018
Problemas no Fluxo de Caixa? A solução pode estar na redução de custos!
Problemas no Fluxo de Caixa? A solução pode estar na redução de custos!
12 de setembro de 2018
Saiba quais são os serviços fundamentais que fazem parte dos Custos Fixos de uma empresa

É natural o empreendedor dar mais ênfase aos Custos Variáveis da empresa, pois estão relacionados à produção e à qualidade dos produtos ou serviços que são ofertados, e o resultado se reverterá em faturamento e lucro. Porém, os Custos Fixos são fundamentais para o bom funcionamento da empresa em todas as suas áreas e muitos podem impactar na lucratividade. Vamos falar um pouco sobre eles e os impactos de ambos na organização.

 

Os Custos Fixos têm um papel fundamental na performance de todas as estruturas (áreas) e na manutenção das boas condições de funcionamento da empresa.

 

São assim chamados porque existem independente de maior ou menor faturamento, mas seus valores podem variar conforme as circunstâncias. Por exemplo, a Manutenção em geral,por este motivo, precisam de gestão permanente e atuante.

 

A importância da gestão eficiente dos Custos Fixos de uma empresa

 

Certamente parece óbvio que os custos, fixos ou variáveis, precisam de uma gestão atuante e eficiente. Afinal, são os caminhos que o faturamento vai percorrer até que um saldo chegue à conta do empreendedor – o lucro.

 

Porém, no dia a dia, os Custos Fixos são basicamente os gastos que ficam longe das estratégias de produção e venda, e normalmente não são administrados com a mesma pressão.

 

O faturamento deve pagar todos os gastos e deixar lucro, porém ele tem uma limitação para crescer – definida pela capacidade de produção, pelo mercado, pelos negócios em andamento. E do outro lado, se os Custos Fixos não forem geridos adequadamente, certamente vão comprometer a lucratividade.

 

Como definir os Custos Variáveis e os Custos Fixos em uma empresa

 

A melhor resposta seria: depende da atividade da empresa.

 

Em uma fábrica de autopeças, a manutenção dos computadores certamente é um custo fixo, pois não está ligado à produção. Porém, em uma consultoria de TI, pode ser um custo variável, dada a relevância da manutenção nos equipamentos de produção deste negócio.

 

Como podemos ver, a natureza do gasto em si não define se será um custo fixo ou variável em uma empresa. O modelo de gestão decidirá isso, em que pese a grande maioria ter regras claras e isso facilita muito. O importante é definir a categoria de cada gasto para entender:

 

  • A sua influência nos resultados – se no custo de venda, na margem ou no lucro;
  • Quem deve gerir;
  • Que medidas podemos tomar para gerir e reduzir o gasto.

 

Quais são Custos Fixos de Serviços fundamentais e alternativas para melhorar o resultado?

 

Vamos abordar alguns dos serviços fundamentais que fazem parte dos Custos Fixos de uma empresa e o que podemos fazer para gerir da melhor forma. Cada negócio pode eleger outros que tenham mais relevância

 

1. Segurança Patrimonial

 

É um custo fixo essencial para todo empreendimento, e investir na solução que dê tranquilidade e isto aumenta a motivação dos colaboradores e previne perdas financeiras consideráveis.

 

Algumas empresas ainda investem em uma equipe dedicada e esta pode não ser uma solução adequada. Esta área é uma célula de custo composta de equipamentos, tecnologia, gastos adicionais e material humano que precisa ser altamente preparado.

 

Além disto, é sujeita a despesas com contratações e treinamentos constantes, por conta da rotatividade, e eventuais processos trabalhistas. E muitas vezes sem os resultados de performance e custo esperados, pela falta de expertise no ramo.

 

Uma empresa especializada em Segurança Patrimonial sabe lidar com todos os custos e eventos, negociar os melhores preços de equipamentos e tem a experiência para lidar com o perfil do profissional. Tudo isto gera economia e reduz a complexidade de pagamentos a uma prestação mensal.

 

8 dicas para analisar a contratação de Segurança Patrimonial

 

Custo Fixo - Frota

 

2. Frota de Veículos Funcionais e Utilitários

 

Investir em veículos de representação e de entregas sempre é um grande desafio para as empresas, mesmo as pequenas, pois é um investimento alto no ativo delas e adquiridos em financiamentos que comprometem parte da receita mensal.

 

Uma vantagem é ter a propriedade dos veículos, com a flexibilidade de uso, porém também exige uma gestão de manutenção grande, com as manutenções periódicas e corretivas, legalizações, gastos com combustível e depreciação.

 

Contratar uma frota terceirizada alivia muito desta gestão e das dificuldades de não ter o know-how necessário – ou ter de gastar muito para obtê-lo. É importante a empresa avaliar se vale a pena manter uma frota própria, com a desvalorização contínua e renovação dos veículos.

 

Outra opção eficiente são as empresas de gestão de frota de terceiros. Neste caso, elas administram todas as necessidades da frota da sua empresa. É um ganho considerável de tempo e de custo, pois elas aplicam as melhores soluções a cada caso.

 

Quais os tipos de gestão de frotas? Veja como obter o melhor de cada uma!

 

3. Manutenções de Equipamentos de Informática

 

As empresas atuam cada vez mais digitalmente, nas suas rotinas internas e nos processos de venda, atendimento ao cliente e na atuação do negócio no mundo digital.

 

Os equipamentos de informática demandam inúmeros cuidados físicos, de software e desempenho. E são problemas diversos, gastos com peças, atualizações de programas ou novos recursos.

 

Muitas empresas ainda mantém profissionais técnicos para cuidar destas manutenções e da programação de renovação dos equipamentos. Porém, é um custo atual para a demanda de muitas delas.

 

A contratação de uma empresa especializada é a solução mais eficiente. O mercado é altamente competitivo e com boa oferta de fornecedores, o que permite obter os melhores preços.

 

4. Serviços de Limpeza e Higienização

 

São serviços essenciais em todas as empresas e que também geram uma célula de custo complexa e com muitos cuidados na gestão.

 

Estes serviços, quando bem executados, trazem conforto e geram uma imagem positiva para a empresa e seus gestores perante os funcionários, clientes e visitantes. Porém, da mesma forma que nos serviços de segurança patrimonial, uma estrutura dedicada envolve diversos itens e custos, principalmente os profissionais, que demandam uma supervisão com conhecimento dos serviços.

 

A terceirização traz os benefícios de uma gestão única, uso dos melhores métodos e uma economia de custo sem perda da qualidade.

 

Terceirização de serviços de limpeza ajuda a reduzir custos?

 

Custo Fixo - Aluguel

 

5. Alugueis de Equipamentos e Instalações

 

Alugar costuma ser interessante no começo do negócio, quando não há capital para grandes investimentos ou comprometimento com financiamentos e muita certeza sobre o sucesso do negócio.

 

Mas, se um equipamento é de uso constante, adquirir por leasing pode ser uma alternativa de menor custo, pesquisando os melhores preços com vários fornecedores. Por outro lado, alugar permite e rescisão quando a produção estiver baixa, para economizar. Ou seja, não há uma solução definitiva, mas é importante sempre avaliar todas.

 

Para as instalações, é um custo alto, é sempre interessante negociar o aluguel, usando a oferta alta ou o mercado desaquecido para as instalações. A aquisição é um investimento alto e precisa ser analisado em todos os aspectos: a localização para os clientes, o bom acesso para os colaboradores, a segurança e o nível de adaptações necessárias para a operação.

 

Como podemos abordar neste artigo, os Custos Fixos são muito representativos nas estruturas de gastos das empresas e, mal geridos, podem provocar perdas inesperadas e sacrificar boa parte do lucro. Uma gestão eficiente, usando a melhor opção em cada caso, é a saída para evitar que estes custos prejudiquem a rentabilidade do negócio.

 

A Expense Reduction Analysts – ERA, uma consultoria mundial especializada em Gestão de Custos, possui uma Metodologia de eficiência reconhecida e Profissionais qualificados e com experiência no assunto.

 

Quer conhecer mais?

 

Marque uma reunião sem compromisso com um especialista e promova uma transformação em sua empresa.

 

 

Fernando Macedo
Fernando Macedo
Engenheiro Metalurgista pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, com especialização em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração