Terceirização de Serviços de Limpeza ajuda a reduzir custos?

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Terceirização de Serviços de Limpeza ajuda a reduzir custos?

O investimento em Limpeza de Higienização nas empresas, além de fundamental para manter ambientes saudáveis, pode influenciar a imagem da empresa. Porém, é um grande desafio de gestão tendo em vista a quantidade de variáveis como produtos, equipamentos, procedimentos e normas, e ainda atenção necessária com o capital humano. Por este motivo, a terceirização tem se tornado realidade nas empresas. Mas, ela ajuda a reduzir custos?

 

Os serviços de Limpeza e Higienização contribuem para a motivação dos colaboradores com ambientes limpos e higienizados, aumentando o bem estar e a qualidade de vida no trabalho, onde passamos a maior parte dos dias.

 

Porém, em meio a tantas definições, desafios e responsabilidades com as áreas estratégicas da empresa, administrar este setor pode se tornar complexo porque demanda conhecimentos técnico e administrativo especializados.

 

São muitos componentes e custos que precisam de uma gestão constante e, é possível, que os resultados deste tipo de serviço não sejam tão bons como esperados, ou os custos sejam mais altos que os desejados. Então, como manter a Limpeza e Higienização da empresa com qualidade profissional?

 

Uma empresa especializada e contratada para gerir Limpeza e Higienização da empresa pode ser uma ótima opção, liberando você e suas equipes para as atividades diretamente relacionadas aos produtos e às vendas.

 

Mas, a Terceirização de Serviços de Limpeza ajuda a reduzir custos? Vamos falar um pouco a respeito disso.

 

Quais são os critérios para a escolha de uma empresa terceirizada de Serviços de Limpeza?

 

O segmento de Serviços de Limpeza é um dos que mais crescem no Brasil nos últimos anos. Os números são muito bons, o que demonstra que o serviço é uma realidade para todas as empresas que desejam um modelo de gestão totalmente focado e um custo mensal menor, com uma boa contrapartida de serviços.

 

  • São 13 mil empresas que empregam cerca de 1,6 milhão de pessoas no Brasil;
  • Em 2017 o faturamento do setor foi de 32 bilhões de reais;
  • 95% do mercado compõe-se micro, pequenas e médias empresas.

 

Tanta presença no mercado é animadora quando buscamos a Terceirização de Serviços de Limpeza, porém algumas empresas, como em todo mercado, não possuem boas práticas ou saúde financeira para atender seus clientes com qualidade.

 

Pesquisar a respeito das opções em sua região é fundamental e algumas medidas podem ajudar na escolha. Recomenda-se fazer esta pesquisa antes de buscar as propostas, pois o universo de empresas poderá diminuir e facilitar as análises seguintes:

 

  1. Converse com alguns clientes atuais para conhecer o comportamento geral da terceirizada;
  2. Pesquise em páginas de defesa do consumidor – Reclame Aqui, Proteste – as reclamações feitas, os tipos de problemas relatados e, o principal, o tempo de resposta e a posição dos clientes após a resolução dela. Problemas de atendimento são inerentes a quem está no mercado, mas a forma como a empresa lida com eles é fundamental;
  3. Colete informações sobre as empresas em suas redes sociais, em especial os comentários em postagens, onde clientes costumam ser mais sinceros com suas opiniões – existe a avaliação geral da empresa que muitas pessoas utilizam;
  4. Pesquise na internet por notícias sobre a empresa para verificar se ela tem destaque no setor, está em dificuldades financeiras ou envolvida com problemas legais e trabalhistas.

 

De posse destas primeiras informações, e com as empresas que foram selecionadas, você pode contatá-las para uma série de dados adicionais:

 

  • Além de um memorial descritivo das atividades a serem desenvolvidas, solicite a planilha de custos, onde estão descritos os custos com salários, encargos, benefícios, impostos, equipamentos, etc.;
  • Verifique no sindicato de trabalhadores do setor quais são os itens legais obrigatórios para conferir se a empresa se compromete como todos eles na planilha de custos;
  • Conheça os equipamentos utilizados pela terceirizada, principalmente se a sua empresa trabalha com produtos químicos, tóxicos, inflamáveis, porque exigem uma limpeza específica;
  • Solicite um orçamento detalhado para as suas condições. Desconfie dos preços muito baixos, pois pode ser um alerta para pouco investimento em qualidade para preservar um custo baixo ou está deixando de cumprir obrigações legais;
  • Exija o compromisso em fornecer as certidões negativas de tributos federais, estaduais e municipais. Em todos os pontos onde a empresa não esteja cumprindo obrigações trabalhistas, é grande o risco de paralisações e greves, prejudicando a sua empresa

 

terceirizacao de servicos de limpeza vantagens

 

Quais as vantagens de uma empresa terceirizada de Serviços de Limpeza?

 

Contratar uma empresa terceirizada em Limpeza e Higienização pode trazer muitas vantagens para o seu negócio – principalmente com custos. Vamos falar de algumas delas.

 

1. O foco da sua empresa nos objetivos principais

 

Principalmente nas micro, pequenas e médias empresas, onde a presença do empreendedor pode ser maior em todas as questões do cotidiano, o setor de Limpeza de Higienização vai demandar um bom tempo e definições com as quais ele e sua equipe não estão familiarizados.

 

O ideal é delegar a gestão a uma empresa que pode ser cobrada pelo seu desempenho naquilo que tem expertise, e liberar você e suas equipes para cuidar das atividades ligadas diretamente ao core business da empresa.

 

Isto permite direcionar esforços para a otimização de custos de outras áreas, por exemplo.

 

2. Maior profissionalismo nas atividades

 

A terceirizada é uma empresa qualificada para gerir a Limpeza e a Higienização da sua empresa, pois geralmente conta com profissionais experientes e que dominam tanto as necessidades como as melhores práticas do setor.

 

Além de gestores com conhecimento especializado, a mão-de-obra tende a ser mais qualificada em função dos processos de seleção, treinamento e melhoria contínua da empresa.

 

3. Qualidade superior dos serviços

 

Por ser o negócio principal, as empresas terceirizadas de Limpeza e Higienização investem constantemente em melhorias de processo e tecnologia, equipamentos mais produtivos e econômicos e na qualificação da mão-de-obra – não só tecnicamente, mas em termos comportamentais.

 

Toda esta busca por qualidade se reflete no atendimento oferecido.

A Terceirização de Serviços de Limpeza reduz custos?

 

A terceirização pode ser uma boa opção para otimizar custos direta e indiretamente, além de oferecer as vantagens que relacionamos anteriormente. Observe:

  1. Não há os custos de manutenção e investimento em equipamentos e os atuais podem ser vendidos, gerando receita;
  2. O gasto mensal de Limpeza e Higienização torna-se fixo e previsível, independente dos custos que a terceirizada tiver com a sua operação. Desta forma, reduz custos como, por exemplo, despesas de admissão e demissão, adicionais e ausência por licenças ou férias, e processos trabalhistas;
  3. Não há despesas de transporte e refeições da equipe, que passam a ser custos da terceirizada;
  4. Com a maior qualificação e produtividade das equipes da terceirizada, é possível cumprir as metas de serviço com uma equipe menor ou em um tempo reduzido. Este ponto pode impactar no custo final acordado com a terceirizada;
  5. A terceirizada orientará a compra eficiente dos produtos de limpeza, o que pode reduz os gastos;
  6. Com exceção dos produtos de limpeza, que geralmente são de responsabilidade direta do contratante, os aumentos ocorridos nos demais itens – equipamentos, salários, encargos e benefícios – não são repassados ao preço acordado.

 

terceirizacao de servicos de limpeza reducao de custos

 

Como podemos ver neste artigo, o setor de Limpeza e Higienização é bastante complexo quando gerenciado diretamente pelas empresas, sem o conhecimento profundo dos detalhes do setor. Com a Terceirização, é possível obter uma gestão de qualidade, com a experiência e aplicação das melhores práticas do setor, e ainda a contratação e qualificação dos profissionais quando contratamos uma empresa terceirizada.

 

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Fernando Macedo
Fernando Macedo
Engenheiro Metalurgista pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, com especialização em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração